Resumo do projeto

Video: Pedro Estêvão Semedo | Voice over: Daniela Azevedo

Vendo no cinema um importante veículo de sensibilização para causas relacionadas com os ODS, os direitos humanos e a democracia, o Ativa-te! propôs-se alcançar um público jovem (até aos 30 anos) através da exibição de filmes, frequentemente seguida de debates com especialistas e representantes de estruturas da sociedade civil (ONG, IPSS, etc.) e/ou conversas com realizadores e atores. Nesse âmbito, superou em 75% a meta de 250 jovens que estabelecera, alcançando 439.

Foram implementadas 18 campanhas temáticas (mais 4 do que o previsto), sobre proteção dos oceanos, saúde mental, direitos das mulheres, refugiados, ação climática, robótica e IA, agroecologia, rendimento básico incondicional, alimentação, abusos, direitos LGBT, educação, inclusão, proteção animal, racismo, saúde reprodutiva, trabalho digno e comunidades sustentáveis, contando com o contributo de 67 convidados, muitos dos quais na faixa etária do público.

Destas campanhas fizeram parte 64 filmes, 21 debates, 17 conversas com artistas, 2 palestras científicas, 2 sessões de jogos de tabuleiro, 1 sessão de testemunhos, 1 exposição de artes plásticas e 1 ação de recolha de beatas.

Isto resultou numa transmissão de conhecimento útil que foi expressivamente reconhecida pelo público em questionários pós-iniciativas, como se constata no relatório de avaliação externa. Sendo parte integrante de um festival, o Ativa-te! logrou ainda alguma exposição mediática.

No que concerne à capacitação, o projeto pretendia reforçar as competências do Promotor em áreas como marketing, comunicação e angariação de fundos, gestão, governança e liderança. Tal foi concretizado através da elaboração de um diagnóstico e de um plano de ação até 2024, seguido de uma formação em “Liderança regenerativa”.

Desta experiência, resultaram ainda novas dinâmicas de parceria com outras instituições, o que poderá permitir ao projeto manter-se para lá do período de financiamento assegurado pelas EEA Grants.